O que estamos lendo?

O que estamos lendo?


(Projeto de extensão do CEPFI/IFILO/PPGFIL/COCFI/UFU)


 
 






Objetivo principal

Compartilhar com a comunidade acadêmica e comunidade externa parte de nossas pesquisas, pensamentos e leituras.

Justificativa

A criação deste espaço se explica principalmente pela busca de compartilhar conhecimento: o que estamos lendo, pensando, produzindo, criando, escrevendo etc. Por outro lado, ele pretende também servir para que essa partilha seja mais corriqueira. Assim como ler faz parte do nosso cotidiano, muitas vezes solitário, queremos também construir um lugar rotineiro entre amigos para que possamos apresentarmos nossas ideias, debatê-las e aprendermos juntos.

Podemos dizer, grosso modo, que nosso espaço pretender ser uma espécie de laboratório experimental, onde poderemos compartilhar tanto parte de nossas pesquisas – ainda que incipientes – de modo mais livre, quanto nossas inquietações filosóficas mais abrangentes.

O que você está lendo? Talvez seja uma das perguntas mais rotineiras entre os colegas nos corredores. Embora ela pareça ter um significado óbvio e claro e seja o início de longas conversas, as razões que nos motivam a nos perguntarmos isso são diversas e muitas vezes ricas. Na simples curiosidade de saber o que o outro está lendo revelam-se aos poucos as questões: quais são seus interlocutores? O que tem investigado? Pensado? Feito? Produzido? Buscado saber? São respostas que a leitura (embora não seja exclusividade dela) pode nos proporcionar.

A nossa pretensão de criar um espaço rotineiro para compartilharmos nossos pensamentos têm uma origem simbólica nesta pergunta de nosso cotidiano. E assim como a pergunta pode nos levar a vários lugares diferentes, queremos o mesmo de nossos encontros: por um lado, realizar e propor, sempre que possível, mais do que o seu sentido literal; por outro lado, mantermos a pergunta acesa frequentemente (quinzenalmente) agora na sala do CEPFI (ou no perfil do Instagram) com vários colegas reunidos e mantermos a mente aberta para o que talvez seja o mais simples de nossos objetivos, que é o de compartilhar, através da indicação de uma leitura.

Como funciona?

Teremos um tempo para apresentação e depois para debate: o mínimo de 20 min. de apresentação, sem tempo limite, seguido de um debate. As reuniões acontecerão conforme demanda.

Se quiser participar envie um e-mail para oqueestamoslendo@gmail.com com:

a) Nome completo e curso.
b) Descrição sucinta (um pequeno parágrafo) do conteúdo que será apresentado.
c) O título da apresentação.
d) A data em que deseja fazer sua apresentação (pelo menos 2 semanas antes da data pretendida para a apresentação)
e) Uma indicação de leitura.

Indicação de leitura

Todos que apresentam são convidados a nos indicar previamente textos de filosofia, ou não, relacionados ao que será exposto. Se desejar também pode compartilhar previamente o texto que será apresentado (se for o caso).

Formato das apresentações

Serão apresentações orais de tema livre.

Apenas temas vinculados à filosofia? 

Preferencialmente. Mas os temas são livres. O que você estiver pesquisando ou simplesmente interessado no momento, por exemplo.

Não sou da filosofia e quero participar, é possível?

Sim. Seja bem-vindo!

Não sou da filosofia e quero apresentar algo relacionado a outra área do conhecimento.

Seja bem-vindo. O debate multidisciplinar faz parte dos nossos anseios. Participe algumas vezes e caso você se sentir à vontade compartilhe pensamentos e leituras.

Haverá emissão de certificado?
Sim.

Membros da comissão organizadora
Lucas GuerreziArthur FalcoFernando Galine, Cristiano Rodrigues Peixoto, Eduardo Leite,  Pedro LemgruberGuilherme Bessa Ferreira PereiraRaphael Souza Borges JuniorMateus Henriques PatrícioMaryane Stella PintoLucca Fernandes BarrosoJoão Vitor Alcântara JorgeJoao Gabriel da Veiga De NoceIslane Viana de SouzaGabriel Viviani TagliacozziCecília Lemes Silva e André Luis Lindquist Figueredo.

Dúvidas ou sugestões